terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Ataque do Comando P.Q."

      1 O livro "Ataque do Comando P.Q.", uma obra de Moacyr Scliar, retrata a historia de Caco, um garoto que tenta enfrentar o ataque de um hacker que entra nos computadores da prefeitura, mexendo com a paciência do prefeito Ildefonso. A primeira parte do livro revela a personalidades das personagens da pequena cidade de Curuzu e sobre seu prefeito, do qual a personalidade é descrita com o desencadear da historia. Nos entrelaces do livro, o hacker deixa pistas que levam Caco até o livro "Triste Fim de Policarpo Quaresma", uma obra que segundo Moacyr Scliar é uma das melhores da literatura brasileira.

      2 A mesma fala sobre um político, Policarpo Quaresma, como é chamado, que tenta introduzir o Tupi-Guarani como linguagem para Brasil, já que é a língua nativa dos povos que antes dominavam o território brasileiro. Depois de não ter sucesso na unificação de nossa linguagem, Policarpo decide virar um agricultor em uma fazenda chamada Sítio do Sossego, onde fica por um tempo, quando, porém, é frustrado por Saúvas, formigas perigosas para qualquer homem, pois destroem com qualquer coisa, essas formigas acabam com o seu plantio. Após mais esta falha, Policarpo torna-se militar, é designado ao cargo de cuidar de um presídio aonde, depois de muitos protestos que fez, é preso e falecido. O livro "Triste Fim de Policarpo Quaresma" retrata o corajoso ato de um cidadão brasileiro que quer unificar a sua linguagem, tornar o país mais igual e busca isso acreditando na política nacional.

      3 Tentando encontrar um meio de desmascarar o hacker, Caco e seu amigo Coruja têm a ideia de procurá-lo pelas iniciais P.Q., logo ao procurar na lista telefônica encontram o nome Paulo Quadros e resolvem ir a sua casa para fazerem algumas perguntas. Quando chegam a sua casa encontram a filha de Paulo Quadros, chamada Beatriz a qual não gosta da desconfiança de Caco e Coruja sobre seu pai, mais tarde os dois fazem as pases e Paulo Quadros os indica a um amigo que adorava o autor Lima Barreto, seu nome era Camilo Terra. Ao chegarem na moradia do velho senhor de cabelos grisalhos e escassos fazem-no uma série de perguntas e Camilo acaba revelando o passado no qual teve vários confrontos com o prefeito de Curuzu, Ildefonso, mas são interrompidos pelo filho de Camilo, chamado Afonso Henriques o qual lhes revela a identidade de hacker, explica que foi tudo uma vingança pelo seu pai. Ao explicarem tudo ao prefeito Ildefonso ele decide botar tudo nas manchetes do jornal, quebrando sua promessa e revelando ser um mau político e um cúmplice da corrupção, tudo acaba no tribunal aonde o prefeito sai ganhando porém depois disso, já em época de eleições, sua campanha eleitoral é arruinada por envolvimento em várias negociatas, ele fica conhecido como a "Saúva de Curuzu". As eleições começaram e o eleito foi Paulo Quadros que lançou seu novo projeto: O Centro Cultural Lima Barreto, que apresentava uma grande estátua de Policarpo Quaresma segurando um texto em Tupi-Guarani. Podemos observar que Moacyr Scliar redigiu-nos uma narrativa muito complexa porem na mesma está explicita a possibilidade de Camilo Terra ser relacionado com Policarpo Quaresma tentando salvar a pátria do seu país. Ao terminar do livro, vemos que a vingança e corrupção nem sempre são o melhor caminho para a perfeição, com o exemplo de Afonso Henriques e Ildefonso respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário